segunda-feira, 11 de julho de 2011

II Timóteo

II Timóteo
 
Data e Lugar de redação.
Esta segunda epístola (II Timóteo) discípulo e colaborador de Paulo tem uma entonação especialmente dramática.Segundo alguns interpretam os testemunhos que encontramos na própria carta , a sua redação pode situar-se na época de Nero, por volta dos anos 66 ou 67 quando o apóstolo se encontrava preso em Roma.(VS 2.9;1.8, 16-17).
Comentário
Paulo se encontrava preso novamente em Roma. Dessa vez, seria morto. Essa foi sua última epístola, embora não esteja em último lugar na ordem adotada para o Novo Testamento. O apóstolo demonstra coragem, mesmo estando consciente do seu destino (4.6-8). Ele não se entrega a murmurações. Apenas relata que foi abandonado por todos, exceto por Lucas (1.15; 4.11). Encontra-se velho e teme pelo inverno que se aproxima. Pede que Timóteo vá ter com ele levando sua capa e seus livros (4.13,21).
A segunda epístola tem muita semelhança com a primeira. Paulo se aplica a encorajar Timóteo, orientado-o no que diz respeito à vida cristã e ao ministério. Lembrando os ensinamentos que o jovem pastor recebera na infância, bem como as profecias a respeito de seu ministério e também sua consagração mediante a imposição de mãos, o apóstolo o encoraja a assumir seu papel de obreiro de Deus. A epístola fala dos desafios e da postura determinada do obreiro. Timóteo deveria despertar o dom ministerial (1.6) e defender a sã doutrina contra o erro (1.13).
Paulo compara o obreiro ao soldado (2.3). Na prisão, Paulo estava cercado por soldados. Assim, observava a disciplina militar e aplicava tudo isso à sua própria vida espiritual. Como um soldado, o obreiro de Deus deve ser:
Forte (2.1).
Disciplinado.
Submisso.
Preparado para o combate.
Firme e constante em seu objetivo, sem desistir.
Vestido com a armadura de Deus (Ef.6.12-17).
O ministro é ainda comparado ao atleta (2.5), o qual persegue um objetivo e para isso se aplica, se disciplina e de muitas coisas de abstém (I Cor.9.24-27). A cultura grega havia valorizado muito o atleta. Foi desse contexto que surgiram as olimpíadas em homenagem aos deuses mitológicos.
Paulo também compara o obreiro de Deus a um lavrador (2.6), com seu exemplo de trabalho e paciência na expectativa dos frutos (Tg.5.7-8; Lc.9.62).
Utilizando de comparações, Paulo passa a Timóteo a orientação para que ele fosse um ministro fiel, cuidando do rebanho, pregando e sendo, antes de tudo, exemplo. Deveria também ser vigilante e evitar contendas. De nada adiantaria se Timóteo fosse forte, mas não vigilante. Seria como um forte que está dormindo. Assim poderia ser destruído.
Propósito.
Da presente epístola podemos ainda descobrir que representa também seu testemunho espiritual. Nela encontramos o apostolo exortando Timóteo seu filho amado a permanecer  fiel e a não se envergonhar do evangelho ou testemunho de Jesus Cristo ( 1.6 – 2.13). E também fica ele (Timóteo) encarregado de anunciar com diligência  o evangelho(3.14 – 4.2) de admoestar com prudência os crentes , de corrigi-los com humildade ( 2.24-25) e de também estar disposto a fazer frente as dificuldades com um bom soldado de Cristo.
Esta epístola também e usada para prevenir Timóteo contra a condutas desviadas que poderiam chegar ate a Igreja e se introduzir nela(Igreja).Pois ele diz a Timóteo que muitos se recusariam a dar ouvidos a verdade e se entregariam a fábulas( 4.4).
Diante do previsto fim de sua vida o apóstolo adverte seu discípulo e também jovem pastor a estar cumprindo com o que lhe foi entregue. Cumprir seu ministério com responsabilidade e fazer o trabalho de um homem de Deus são as admoestações finais de Paulo a Timóteo seu filho na fé.
Segue se também ao final da carta uma serie de instruções , lembranças pessoais e saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário