segunda-feira, 11 de julho de 2011

Epistola aos Hebreus

    Epistola aos Hebreus
 
Este escrito do Novo testamento temido tradicionalmente chamado de epistola aos Hebreus. No entanto a sua redação não corresponde ao gênero epistolar: Falta uma apresentação do autor, não indica destinatário e somente na conclusão menciona Timóteo antes de incluir umas rápidas saudações (13. 23-25). Sobre a menção aos “Hebreus” que figura exclusivamente no titulo e não é parte do texto, o seu caráter e tão geral que não permite a menor identificação dos assim designados.
O autor demonstra ser um profundo conhecedor do Antigo Testamento. Cujo texto cita sempre da tradução grega conhecida co LXX ou Versão dos setenta (LXX). O seu domínio deste idioma lhe permitiu redigir, talvez por volta do ano 70, nossa epistola aos Hebreus. Que certamente é sem duvida o documento estilisticamente mais depurado de todo o Novo testamento.

Esboço:
Prólogo: Deus tem falado pelo seu Filho (1.1-4)
1.     A superioridade do filho.
A.    O Filho superior aos anjos.
B.    O filho superior a Moises.
 2.    Jesus o grande Sumo Sacerdote
       A. O Filho  superior ao sacerdócio de Arão.
       B. Jesus mediador de uma nova aliança.
       3. Fe e fortalecimento no sofrimento.
       A. Exortação à fidelidade.
       B. Olhando para Jesus.
       4. A vida cristã.
       Epílogo (13. 20-25)
O livro de Hebreus nos ensina como podemos nos aproximar de Deus. Apesar de escrito a Judeus crentes (3:1) serve para todos os crentes. Leremos acerca de anjos, profetas, Moisés, Aarão, Jó, Melquisedeque, alianças, promessas, sacrifícios, mas em Cristo Jesus o crente tem um melhor sacrifício, uma melhor aliança, e melhores promessas, que são eternas e celestiais. "Adoração" era a chave para Levítico e "acesso a Deus" é a chave para o livro de Hebreus - 10:19-22. Leia também Cl 1:12.
Hb 1:1-2 No Antigo Testamento, Deus falou ao Seu povo pelos servos e profetas como Davi, Samuel, Isaías e outros. Mas agora, o próprio Deus está falando a nós, pois o Senhor Jesus é o Filho de Deus. Ele é também "herdeiro de tudo" e os mundos foram feitos por Ele, o sol, a lua, as estrelas; tudo que podemos ver e muito mais. Jo 1:3 e Cl 1:16.
Hb 1:3 A glória de nosso bendito Salvador, Quem Ele é e o que Ele fez, e onde Ele está agora. Devemos nossa vida e fôlego a Ele. Ele, por Si só purgou ou limpou nossos pecados e agora senta-Se à destra da majestade nas alturas.
Hb 1:4-8 O Senhor Jesus é superior aos anjos. Encontraremos bastante dessa "comparação" em Hebreus, as palavras "melhor" ou "muito melhor", como no versículo 4 ("mais excelente").
Hb 1:6 Os anjos foram instruídos a adorarem o Senhor Jesus pois Ele é Deus.
Hb 1:8-12 Não devemos adorar anjos. Estas mesmas palavras foram escritas por um homem que viveu milhares de anos antes do Senhor Jesus (leia Sl 45:6-7). Como podia o Rei Davi escrever quase as mesmas palavras sobre este Homem glorioso que viria só 1.000 anos depois?
Hb 1:13 A nenhum anjo foi jamais dito que se sentasse à destra de Deus.
Hb 1:14 Os anjos são servos de Deus para cuidarem fisicamente dos crentes hoje.
É preciso diligência para manifestar a unidade do Espírito na terra. Ef 4:3.
HEBREUS 2
Hb 2:1-3 Se era algo sério desonrar a lei do Antigo Testamento, quão mais sério é negligenciar a maravilhosa e completa salvação que é agora ofertada.
Hb 2:5 "O mundo futuro", refere-se ao tempo quando o Senhor Jesus irá reinar em poder e glória sobre esta terra no milênio. Então reinaremos com Ele - sobre a terra. 2 Tm 2:12.
Hb 2:7-9 Adão, por causa do pecado, foi expulso do Paraíso de Deus (Éden); Cristo, para limpar o pecado (não dEle, mas nosso) foi enviado do Paraíso de Deus (céu), mas agora recebeu o lugar mais alto do céu.
Hb 2:10 Ele sempre foi perfeito, mas a fim de compreender perfeitamente nossos sofrimentos e tribulações, Ele próprio experimentou o sofrimento. Por isso podemos sempre ir a Ele quando passarmos por qualquer sofrimento ou tribulação. Ele compreende pois é um perfeito "príncipe" ou "capitão".
Hb 2:12-13 Alegra o coração de Seu Pai nos ter reunidos ao redor de nosso Senhor Jesus, que está tão feliz que canta louvores ao Seu Pai.
Hb 2:14-18 Ele se tornou um Homem de verdade, mas também um "misericordioso e fiel sumo Sacerdote". O mesmo que morreu para nos redimir, agora vive para nos manter e nos ajudar (leia Rm 5:10).
NOÉ, (Hb 11:7) tinha fé em Deus, escutava a Deus, tinha temor de Deus, e deste modo agia por Deus.
HEBREUS 3
Hb 3:1 Talvez este versículo explique por quê não nos é dito o nome do escritor deste livro. Devemos considerar (passar muito tempo aprendendo sobre) "Jesus Cristo, o apóstolo e Sumo Sacerdote de nossa confissão".
Hb 3:2-6 O Senhor Jesus comparado com Moisés. Os Judeus se orgulhavam muito das vezes quando seus líderes viram anjos. Moisés era um de seus famosos líderes. Mas existe Um que está muito acima de qualquer anjo ou de qualquer um de seus líderes. Quando este livro foi escrito, havia muitos judeus que achavam popular dizerem que eram Cristãos. Deus conhecia aqueles que eram reais, e advertia aqueles que apenas "professassem". Ele faz o mesmo hoje.
Hb 3:14 Outro "if". Houve muitos que saíram do Egito no tempo de Moisés, mas alguns não creram. Deus conhecia o coração de cada um. Há muitos hoje que gostam de ser chamados Cristãos mas nunca creram em Jesus como seu Salvador.
Em qualquer assunto, não faça nada enquanto não tiver uma direção clara do Senhor. Em outras palavras, se você não sabe o que fazer, ESPERE. A direção do Senhor é sempre positiva.
HEBREUS 4
Hb 4:1-2 Uma séria advertência para aqueles que escutaram a Palavra do Senhor nos dias de Moisés, mas não creram de verdade. Esta advertência é ainda muito necessária, poie existem muitos que dizem crer na Bíblia, mas que nunca aceitaram o Senhor Jesus, pela fé, como Salvador. Eles não acham que sejam pecadores.
Hb 4:3-11 O próprio Senhor descansou no sétimo dia, após a obra da criação. Aqueles que conhecem o Senhor, já desfrutam do maravilhoso descanso de consciência por meio de Sua obra consumada. Mas existe um outro descanso - descanso eternal, ainda por vir. O nome "Jesus" no versículo 8 é realmente o mesmo que "Josué" no Antigo Testamento.
Hb 4:12-13 A Palavra de Deus perscruta bem dentro de cada coração e revela tudo aquilo que as pessoas não podem ver.
Hb 4:14-16 Nós crentes temos O mesmo que morreu por nós, vivendo agora para nós como um Sumo Sacerdote que Se compadece. O capítulo começou com "Temamos, pois" e agora termina com "Cheguemos pois com confiança". Neste capítulo temos quatro coisas. Descanso... a Palavra de Deus... um Grande Sumo Sacerdote... e um trono de graça!
Hb 4:12-16 Quanto mais profundamente sentirmos a Palavra de Deus atingindo a consciência, mais valor daremos ao serviço de nosso grande Sumo Sacerdote, o Senhor Jesus no céu.
O que é um pastor? Uma pessoa que pode levar toda a dor, cuidado, miséria e pecado de outro sobre sua própria alma, ir a Deus para tratar disso, e trazer de Deus o que atende isso, antes de dirigir-se a outro.
HEBREUS 5
O Senhor Jesus é comparado com Aarão, o sacerdote.
Hb 5:1-3 Um sacerdote terreno, como Aarão, era, ele próprio, um pecador e tinha que oferecer sacrifícios por si próprio bem como pelo povo. Nisto, evidentemente, o Senhor Jesus era muito melhor, pois Ele não pecou (1 Pd 2:22) e podia oferecer a Si mesmo como um perfeito sacrifício uma só vez.
Hb 5:5-6 O Senhor Jesus foi escolhido pelo próprio Deus para ser um sacerdote. "Tu és Meu Filho" - esta é Sua glória pessoal. "Tu és sacerdote eternamente" - esta é sua glória oficial.
Hb 5:8 Quando Ele estava no céu como Filho com Seu Pai, nunca houve qualquer dúvida quanto à obediência. Mas quando foi enviado ao mundo como Homem para fazer a vontade do Pai, o Senhor Jesus aprendeu o significado da obediência, e o que significava sofrer.
Hb 5:9 A obra está consumada. O Salvador que morreu, agora vive, e é o autor (causa) de "eterna salvação". Não apenas somos salvos de nossos pecados, mas Aquele que nos salvou agora vive por nós, e está voltando para nós.
Hb 5:11-14 Foi difícil para os Hebreus aprenderem algumas dessas coisas novas, pois eles ainda não tinham desistido das coisas velhas. Eles continuavam a honrar anjos, Moisés e Aarão, e como veremos mais tarde, o templo, os sacerdotes e os sacrifícios. Mas este livro foi escrito para dizer a eles que Alguém "muito melhor" tinha vindo. Todas aquelas coisas que tanto significavam para eles, eram apenas figuras dAquele que agora tinha vindo.
Todo privilégio tem uma responsabilidade; mas toda responsabilidade tem um poder para que seja posta em prática.
HEBREUS 6
Hb 6:1-8 Estes são versículos usados por alguns para dizer que uma pessoa poderia perder sua salvação. Mas todos nós deveríamos entender que as pessoas mencionadas aqui nunca foram crentes verdadeiros.
Hb 6:1-2 Estas eram coisas que eram cridas pelos Judeus antes que a verdade completa do Cristianismo fosse tornada conhecida.
Hb 6:4-5 Algumas destas coisas podem ser conhecidas por uma pessoa sem que ela seja nascida de novo.
Hb 6:6 Havia muitos que tinham visto muitas das maravilhas do Cristianismo, mas não eram salvos. É algo muito sério ver o quão perto uma pessoa pode chegar do conhecimento da maravilhosa verdade do Cristianismo, e todavia se perder. Pois se alguém conheceu a verdade do Cristianismo, na sua cabeça, e então se desvia dela, não há salvação em nenhum outro lugar. "Conhecer" não é o mesmo que "crer".
Hb 6:9 Aqui o escritor fala a crentes verdadeiros... "esperamos coisas melhores...", deixando claro que ele os colocava em contraste com os meros professos mencionados antes no capítulo.
Hb 6:11-20 Quão certa e segura é a esperança do crente! Abraão só tinha promessas em que descansar, mas aqueles que conhecem o Senhor têm uma obra consumada e um Salvador vivo no céu, Aquele que tornou a salvação uma certeza para nós. Esta esperança é absolutamente certa, ainda que futura. Nossa esperança em Cristo é uma âncora certa e segura. A "Âncora" (Cristo) está no céu.
A linha entre a estreiteza e a fidelidade é uma linha muito estreita.
HEBREUS 7
O Senhor Jesus é comparado com "Melquisedeque", que era tanto rei como sacerdote - primeiro nos dias de Abraão - Gn 14:18-20 e Sl 110:4.
Hb 7:2 Primeiro Rei de justiça, e depois disso... Rei de paz. Um figura do Senhor Jesus, que satisfez todas as justas demandas de Deus sobre a cruz para que possamos ter paz. Ele irá também vencer todos os Seus inimigos em justiça, e então trazer paz à terra (após os Cristãos serem levados para o céu). Cristo é tanto Rei como Sacerdote.
Hb 7:3 Isto não quer dizer que ele não tivesse pai ou mãe, mas que ele não estava em nenhuma linhagem sacerdotal... ele aparece de repente, como um tipo, e desaparece.
Hb 7:4-17 Quão grande era este homem Melquisedeque, e todavia tudo está escrito para que possamos ver quão maior é a Pessoa de nosso glorioso Sumo Sacerdote, nosso Senhor Jesus Cristo.
Hb 7:19 Todas as demandas da lei, e todos os seus sacrifícios, e todos os seus sacerdotes, nunca tornaram coisa alguma perfeita. Mas uma perfeita esperança, sim! Quão maravilhoso que temos em Cristo essa melhor e segura esperança!
Hb 7:25 Existe Um que vive agora por nós, e que é capaz de não apenas nos salvar - não somente de nossos pecados, mas de nos levar através das tribulações e provas de nossa vida até chegarmos ao lar.
Hb 7:26-28 Que perfeito Salvador e Sacerdote nós temos! Em um sacrifício, Ele terminou para sempre a obra e agora vive por nós "mais sublime do que os céus".
Sou incapaz de apresentar a verdade a crentes, a menos que esteja consciente de minha fraqueza.
HEBREUS 8
Alguns daqueles Judeus que haviam recebido esta carta estavam aparentemente achando difícil de entender que muitas das coisas que haviam aprendido de sua antiga religião tivesse agora sido substituída por uma Pessoa, Jesus Cristo. Eles tiveram que aprender que as coisas velhas eram meramente figuras de Cristo.
Hb 8:6 "Ministério tanto mais excelente" - "melhor concerto"... "melhores promessas". Com que freqüência temos notado isto! Quão melhor é o maravilhoso lugar que nos pertence em um Cristo ressuscitado, ao invés de estarmos sob o jugo e sacrifícios da lei.
Hb 8:8-9 Para entendermos isto, devemos recordar que Deus fez um acordo (a Bíblia chama de "concerto") com Israel nos dias do Antigo Testamento. Eles desobedeceram isso completamente e assim o romperam. Em nossos versículos lemos as palavras "repreendendo-os", que se refere a terem rompido o acordo.
Hb 8:10-12 O Senhor irá fazer um novo concerto com Israel (após nós crentes termos sido levados para o céu). Este, todavia, será baseado na perfeita obra de Cristo na cruz.
Há mais alegria no fato de estarmos em comunhão com Ele do que nas coisas que Ele nos dá.
HEBREUS 9
Hb 9:1-5 Se voltarmos aos dias do Antigo Testamento veremos sacerdotes em roupas vistosas, adereços de ouro e muitos sacrifícios. Que visão magnificente! Mas será que saberíamos que nossos pecados estão perdoados de uma vez por todas? Não. Será que teríamos paz de consciência? Não. Seríamos capazes de nos aproximarmos de Deus? Não. Nenhuma dessas coisas poderiam ser desfrutadas sob "a primeira aliança".
Hb 9:8 "O caminho do santuário (onde Deus habitava) não estava descoberto".
Hb 9:11 "Mas, vindo Cristo,..."
Hb 9:12-24 Que comparação! "Por Seu próprio sangue... (Ele obteve eterna redenção". Terminaram os sacrifícios, pois esta redenção é eterna. Que gozo deve ter sido para um Judeu crente, ver que todos aqueles sacrifícios, bem como o tabernáculo e o sacerdócio, apontavam para este glorioso Salvador, e Sua obra poderosa! (Regozijamos também, pois é para nós igualmente).
Hb 9:16 A palavra "testamento" é a mesma que a palavra "desejo", que é escrito por alguém para dizer o que é para ser feito com suas posses depois que ele morrer. Mas aquele testamento não terá valor até que o homem morra. Cristo precisou morrer para podermos receber as bênçãos prometidas.
Hb 9:23 Essa mesma palavra "melhor"... certamente o sangue de Cristo é bem melhor que o sangue de todos os animais que já foram sacrificados.
Hb 9:24 Cristo está nas alturas, velando por nós o tempo todo que estivermos aqui - o presente.
Hb 9:26 "Manifestou..." isto é o que Ele fez e completou na cruz - o passado.
Hb 9:28 "Aparecerá" - Ele está voltando - o futuro.
É o conhecimento de Cristo que amadurece minha alma.
HEBREUS 10, Vers. 1-22
Hb 10:1-4 Muitos sacrifícios foram oferecidos no tabernáculo e no templo, que na verdade não tiravam pecados - eles eram meras figuras do único e perfeito Sacrifício na cruz.
Hb 10:5-9 O Senhor Jesus tomou um corpo e ofereceu-Se como o único sacrifício perfeito.
Hb 10:10 "Santificado" significa separado de outros para Deus, santo. Foi esta a vontade de Deus, e aquela "vontade" foi cumprida por meio da obra de Cristo na cruz. Agora somos santificados. Os Israelitas deviam ser um povo separado. (1 Rs 8:53), mas eles falharam, pois sua salvação dependia deles. Somos santificados pela obra de Outro.
Hb 10:12 Muitos, muitos animais foram oferecidos e ainda assim a obra nunca foi consumada. Mas após o Senhor Jesus ter Se oferecido como um único sacrifício, Ele assentou-Se no céu... a obra foi feita para sempre.
Hb 10:14 Agora mesmo Deus, ao olhar para cada crente, vê cada um feito perfeito para sempre através do único sacrifício de Seu amado Filho. Você entende isso?
Hb 10:19-22 Agora estamos prontos e somos convidados a entrar no santuário - na própria presença de Deus.
Vers. 8 a 22 nos dão exemplos de "inteira certeza de fé" daqueles que simplesmente esperaram em Deus e creram nEle.
Se me deixo levar pelos gostos do mundo, não verei muito da amabilidade de Cristo a me atrair.
HEBREUS 10, Vers. 23-final
Hb 10:23 Nos é dito para retermos firmes, e então somos lembrados de que, embora sejamos fracos, Ele continua fiel.
Hb 10:26-31 Apesar daquele único sacrifício e de todo o seu perfeito valor, existia ainda o perigo de que alguns pudessem professar ser Cristãos, e mais tarde voltarem completamente atrás. Para os tais, não havia esperança, nada restava senão castigo. Esses nunca tinham sido crentes... Aqueles que não crêem na segurança eterna, usam este versículo 6:4-6, além de 2 Pd 2:20-22 para tentarem provar que uma pessoa poderia se perder depois de ter sido salva. (Mas veja Jo 10:28).
Hb 10:29 "Santificado" - Se uma pessoa saía dos sacrifícios Judaicos, e tomava o seu lugar entre os que professavam ser Cristãos, ela estava dessa maneira se separando daqueles que continuavam sendo Judeus religiosos. Ela passava a ter o nome de "Cristão". Se alguém assim se voltasse contra o Cristianismo que ele professava, veja as palavras que eram ditas de um homem assim.
Hb 10:32-34 As marcas de verdadeiros crentes em Cristo.
Hb 10:39 Havia muitos cuja confissão de fé em Cristo era real.
Mantenha seus pés no caminho estreito e seu coração o mais largo que puder.
HEBREUS 11, Vers. 1-22
Hb 11:1-3 Deus nos falou como o mundo foi feito - "pela Palavra de Deus". Isto significa que Deus criou as coisas falando "Faça-se..." como em Gn 1. E isto cremos por fé. Se cremos na Palavra de Deus, entendemos a criação. Mas se a Palavra de Deus é duvidada, nada resta senão confusão e especulação. A fé dá substância àquilo que esperamos. Muitas pessoas hoje não crêem que Deus criou o mundo. Leia Jr 10:10 e veja o que as pessoas farão quando a ira de Deus for derramada sobre esta terra. A palavra "fé" aparece apenas duas vezes no Antigo Testamento. Dt 32:20 e Hab 2:4.
Hb 11:4 Abel cria que era um pecador, ele era um filho dos culpados Adão e Eva. Por isso ele ofereceu um sacrifício no qual sangue foi derramado. Deus aceitou aquele sacrifício; não o de Caim em que não havia sangue. Podemos dizer que este versículo nos fala de "adoração", que o versículo 5 fala de um "andar" de fé e que o versículo 7 é uma "advertência".
Hb 11:5 Deus levou Enoque para o céu sem morrer - uma figura do que acontecerá com cada crente quando o Senhor vier para nós. Ele "agradou a Deus". Um exemplo maravilhoso para nós!
Hb 11:7 Nos nomes que se seguem (Noé, Sara e Abraão e outros) só é falado da fé deles. Não é feita menção às suas falhas. O tempo está chegando quando o Senhor irá rever a vida de todos aqueles que são crentes. Todas as manchas de pecado terão sumido - apenas aquilo que foi feito para o Senhor, em obediência à Sua Palavra, será recompensado então.
Hb 11:21 Todos os ocupados esforços de Jacó durante sua vida são deixados de fora. Em sua velhice, ele havia aprendido que não tinha força em si mesmo, e aprendeu, e adorou.
É a proximidade do coração de Cristo que produz simplicidade.
HEBREUS 11, Vers. 23-final
Hb 11:23-24 nos dá exemplos da "energia da fé" que vence.
Hb 11:25 Uma boa escolha para lembrarmos. Moisés poderia ter sido um homem muito famoso, mas pela fé escolheu sofrer tribulações com o povo de Deus por causa do versículo 26. Podem existir ofertas de fama e riqueza que nos serão apresentadas, mas se escolhermos por fé, iremos escolher agradar ao Senhor.
Hb 11:33-34 Existiram homens e mulheres de fé que foram libertados por Deus.
Hb 11:35 Outros não foram libertados. Deus deu o mesmo valor à fé deles. Talvez também não sejamos libertados de nossas tribulações, mas podemos ter que suportá-las por todo o caminho até o fim da jornada.
Hb 11:39 As primeiras três palavras. Elas apresentam todas as pessoas acima. Não é maravilhoso? Resumindo o capítulo... nos versículos 8-22 temos sete testemunhas de fé em um país estrangeiro; nos versículos 23-31 sete testemunhas de um andar de fé no deserto. Versículo 32, sete exemplos de luta de fé na terra de Israel.
A comunhão com Deus significa... pensamentos e alegria em comum com Ele.
HEBREUS 12
Hb 12:1 Esta "nuvem de testemunhas" refere-se àqueles mencionados no capítulo 11. Quando entendemos o que eles sofreram, iremos também querer ser mais fiéis ao bendito Senhor em nossa vida. E então seremos felizes ao ver que tudo isso trará glória e gozo a Ele. Iremos querer tirar de nossa vida tudo o que nos atrapalharia o avanço (os pesos) e o pecado que nos pararia!
Hb 12:2 Jesus foi o único Homem de fé perfeito, e por isso precisamos ter os olhos fixos nEle.
Hb 12:5-29 Tudo sobre nosso Pai. Quão amável e sábio Ele é!
Hb 12:5-11 Aqui encontramos outras tribulações que não podemos colocar de lado. Devemos entender que elas são permitidas por nosso Pai. Todo pai sábio precisa corrigir e castigar seus filhos quando eles desobedecem. Nós que somos pais nem sempre somos sábios ao fazê-lo, mas nosso Pai no céu é perfeito em Sua sabedoria e em Seu amor quando nos disciplina. O vers. 5 nos fala o que não devemos fazer... o vers. 11 nos dá a promessa positiva de bênção.
Hb 12:18-21 O Monte Sinai, onde a lei foi dada aos Judeus. Que horrível condição estar sob a maldição daquela lei transgredida! É esta, na verdade, a condição da nação de Israel agora. (Não dos indivíduos, pois qualquer um que crê no Senhor Jesus Cristo pode ser salvo).
Hb 12:22 O Monte Sião. A palavra "Sião" significa "graça" ou "brilho do sol" - e é assim que Deus está agindo conosco hoje.
Hb 12:24 Caim foi castigado por haver derramado o sangue de Abel, e Caim precisou sair da presença do Senhor. Mas o sangue derramado do Senhor Jesus é a única maneira pela qual todos os que crêem nEle podem entrar na presença de Deus.
Hb 12:26-28 As coisas no mundo, que um dia estiveram quietas e pacíficas, estão agora sendo abaladas. Aumenta uma terrível inquietude. Mas graças a Deus existe algo que não pode ser abalado, e que permanecerá para sempre. Pertencemos, por graça, àquele reino que não pode ser abalado.
Hb 12:29 Nosso Deus é Um que faz arder a sarça sem nos destruir. Pare um minuto para ler Dt 4:24, 31, 7:9, 21. Quanto mais O conhecemos, mais confiamos nEle e O amamos.
A responsabilidade humana é algo claramente ensinado nas Escrituras, assim como a incapacidade humana.
HEBREUS 13
Hb 13:1-6 Deus vigia nossa vida, e quer que os crentes se comportem de um modo que seja para a Sua glória, e que também possa mostrar uma vida pura diante daqueles que não estão salvos.
Hb 13:4 Estamos vivendo em uma época quando este versículo é muito necessário, pois as pessoas estão ignorando o fundamento da sociedade, conforme estabelecido por Deus.
Hb 13:5 "Contentando-vos". Estaremos contentes se crermos no final do versículo.
Hb 13:7-8 Aqueles que talvez nos tenham sido de auxílio em nos encaminhar ao Senhor, ou nos ajudaram a entender a Palavra de Deus. Se um servo do Senhor faz bem o seu trabalho, ele levará todos a olharem para o Senhor Jesus, que é sempre o mesmo, e sempre será.
Hb 13:8-9 Temos tudo em Cristo e precisamos cuidar para não sermos envolvidos por doutrina estranha.
Hb 13:1 - Amor fraternal, uns para com os outros. Hb 13:2-7 Santidade de uns para com os outros. Hb 13:9 Verdade de uns para com os outros.
Hb 13:10 O Cristianismo é algo totalmente novo e diferente do Antigo Testamento. Leia o versículo 15 com o vers. 10.
Hb 13:13 Jesus foi levado para fora da cidade religiosa de Jerusalém e ali foi crucificado. Se os crentes quiserem estar conforme Ele hoje, serão reunidos ao redor da Pessoa do Senhor Jesus, fora de todas as religiões e denominações dos homens. Estar reunido em redor de qualquer outro nome é desobedecer Ef 4:3. Cristo está rejeitado, Ele foi expulso por este mundo religioso. Não nos é dito para sairmos a uma igreja ou credo, mas a Ele. Acaso Ele atrai seu coração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário