segunda-feira, 11 de julho de 2011

Epistola à Filemom

          Epistola à Filemom
 
Uma adorável carta mostrando-nos como essa vida eterna de que temos lido funciona no dia a dia. A carta fala de um escravo chamado Onésimo que fugiu de seu senhor, Filemom, e acabou em Roma. Aqui ele encontrou o apóstolo Paulo, e foi salvo. Paulo o envia de volta a seu senhor com esta carta.
Fl 1-9 Uma introdução ardente a Filemom, um querido amigo e irmão (no Senhor) de Paulo.
Fl 2 "A igreja que está em tua casa". Podemos ver que a palavra "igreja" não significa o que muitas pessoas fazem do nome - um prédio de tijolos ou pedras. Significa uma assembléia, e esta assembléia reunia-se na casa mencionada aqui.
Fl 10 Ao que parece Onésimo encontrou-se com Paulo na prisão e foi salvo por seu intermédio. Quão maravilhosos são os caminhos de Deus.
Fl 11 Aparentemente Onésimo não era um servo muito confiável, mas agora que está salvo, tudo será diferente. Quando nos achegamos a Cristo, toda a nossa vida é mudada.
Fl 12-14 A vida do homem recém convertido é mudada de tal maneira que Paulo gostaria de tê-lo consigo.
Fl 15-16 Ele saiu como um escravo fugitivo, e retorna como um irmão amado!
Fl 17 "Recebe-o como a mim mesmo"! Receber um escravo fugitivo como o apóstolo! Sim, e quando nós encontramos o mais humilde crente no Senhor, deveríamos nos recordar disto também. Repare finalmente que em Cl 4:9 lemos "Onésimo, amado e fiel irmão". Quão feliz foi o final de tudo isso.

A epistola a Filemom é outra das chamadas epistolas da prisão. Revela uma grande afinidade com Colossenses, o que sugere que foi escrita na mesma época. Embora não se possa precisar o lugar e nem também a data da sua redação, tradicionalmente se considera que foi escrita em Roma por volta aproximadamente do ano 61.
Esboço:
1.     A fé e o amor de Filemom (4-7)
2.     Paulo intercede por Onésimo (8-22)
3.     Epílogo (23-25)

Nenhum comentário:

Postar um comentário