segunda-feira, 11 de julho de 2011

Epistola à Tito

  Epistola à Tito

Essa é uma das epístolas pastorais. (Em ordem cronológica: I Tm. Tito e II Tm.) Local de origem: Macedônia.
Data: Entre 64 e 66 d.C.
Após a libertação de Paulo de sua primeira prisão em Roma. Essa é uma das epístolas pastorais. (Em ordem cronológica: I Tm. Tito e II Tm.) Tema: Organização da igreja e comportamento cristão. Esta carta juntamente com as duas dirigidas a Timóteo constituem as chamadas epistolas pastorais. Quanto ao lugar em que foi provavelmente Paulo estaria em uma de suas viagens para a Ásia, depois da sua primeira prisão em Roma desembarcando em Creta certamente deixou Tito ali. E mais tarde escreveu da Macedônia quando estava em caminho PARA Nicápolis da Trácia, a epistola em que estamos tratando. Há também a opinião de que Tito conforme o desejo de Paulo fosse ter com este em Nicápolis acompanhando-o depois na sua ultima viagem a Roma. Permanecendo assim com ele nesta cidade durante parte do tempo da segunda prisão de Paulo (2 Tm 4.10).E nesta mesma ocasião foi enviado a Dalmácia para pregar o Evangelho, ou fazer uma visita as igrejas que ali estavam formadas.Nada sabemos com mais certeza a respeito da origem da igreja de Creta. O que é provável é que estando alguns Judeus desta Ilha em Jerusalém no dia de Pentecostes em que Pedro pregou a Plavra com autoridade e poder, fosse ali levada a religião cristã por alguns que se converteram aquele dia e, que Pedro foi usado por Deus para anunciar o Evangelho.Parece também poder deduzir da epistola que Paulo trabalhou ali. E estando Paulo ali provavelmente obteve bons resultados não sendo possível por em ordem as igrejas. Pois teria ele Paulo sido obrigado a partir logo e apressadamente. A missão a qual Tito foi encarregado em Creta parece ter sido difícil. Visto que este povo era de caráter volúvel, dissimulado e rixoso. Os Cretenses eram notoriamente conhecidos como licenciosos. Vivendo uma vida de intemperança (1.12) há aqui uma notável semelhança entre esta epistola e a de 1ª Timóteo. Supondo-se por isso que elas foram escritas aproximadamente na mesma ocasião. Os ensinamentos podem ser resumidos da seguinte maneira.
Paulo descreve as qualidades requeridas naqueles que deviam seguir a carreira ministerial. Qualidades Muito necessárias por causa dos falsos mestres. Estes cujos princípios doutrinários eram perigosos e em razão também do caráter geral dos Cretenses (Cap.1).
Paulo também da a Tito várias instruções que ele devia e era sua tarefa transmitir  a diversas classes de pessoas.Prescreve aos anciãos e aos jovens  a s virtudes que deviam rigorosamente distingui-los .
Paulo exorta Tito que era jovem a que fosse exemplo vivo das virtudes que tinha de recomendar. Ensina ainda os servos a serem obedientes e fieis em tudo. Porquanto o Evangelho da salvação era para todos os indivíduos. De todas as classes e condições a fim de torná-los santos neste mundo e também prepará-los para uma vida melhor e mais elevada (Cap. 2).
Mais instruções são passadas a Tito sobre obediência às autoridades constituídas, devendo ele aconselhar os cristãos a um comportamento pacífico e bondoso. Lembrando a eles de sua primitiva perversidade e de como tinham passado a serem diferentes e também recebido dons pela livre graça de Deus.
Paulo faz questão de insistir nas obrigações de que todos os crentes devem ter. e também lembra-se de acautelar Tito para que não entrasse em investigações frívolas. Nem se metesse em discussões inúteis.
Terminado estas instruções fecha sua epistola com saudações e uma benção (Cap.3). Merece ainda considerar nesta epistola o fato de serem exortadas as pessoas de classe humilde a ornar a doutrina do evangelho e o de sendo a nossa salvação atribuída exclusivamente à graça (cap.2.11), à bondade, e ao amor de deus (Cap. 3.4).
Paulo instrui a respeito de ser esta a circunstância a base das mais instantes recomendações de santidade (Cap. 2.14 a 3.8).
Que o senhor te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário