segunda-feira, 11 de julho de 2011

Atos dos apóstolos (HISTÓRICOS)

Atos dos apóstolos
 
AUTORIA
Lucas -
DESTINATÁRIO - Teófilo.
DATA – Não existem dados que permitam precisar a data nem o lugar deste livro. Muitos pensam que foi publicado uns vinte e cinco ou trinta anos depois da morte de Paulo, aproximadamente durante a década dos anos oitenta.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
- Atos dos Apóstolos - nome dado no fim do 2o século.
- Livro eixo do NT.
- Provê fundo histórico para todo o NT. (Reforço para os evangelhos).
- Elo entre os evangelhos e as epístolas.
- Documento histórico do início do cristianismo.
- Cobre período de 29 a 61 d.C.
O conteúdo de Atos começa onde o evangelho de Lucas termina: com o período pós-ressurreição e a ascensão do Senhor Jesus.
O livro de Atos apresenta um novo tempo para o povo de Deus. O Velho Testamento se refere ao tempo antigo. Os evangelhos mostram um curto período de transição. Por isso, algumas vezes temos dificuldades para situar alguns fatos dos evangelhos como pertencentes à lei ou à graça. São referências do Novo Testamento mas, em sua maioria, anteriores à morte e ressurreição de Cristo. Tal indefinição termina em Atos dos Apóstolos. O primeiro capítulo já nos mostra o confronto final desses dois tempos, dessas duas realidades: o tempo dos evangelhos e o tempo de Atos. No tempo dos evangelhos os discípulos iam a Cristo para receber suas bênçãos e ensinos. Agora, no tempo de Atos, período pós-ressurreição, é hora dos discípulos darem algo ao mundo. Eles é que devem fazer a obra de Deus. Eles são agora o corpo de Cristo na terra. Nos evangelhos, o Filho glorifica o Pai. Em Atos, o Espírito Santo glorifica o Filho.
Em Atos 1, temos um diálogo entre Jesus e os discípulos. Jesus está falando de uma nova realidade, mas os discípulos ainda estão presos a uma realidade passada, conforme demonstramos a seguir.
JESUS E A NOVA REALIDADE
OS DISCÍPULOS E A VELHA REALIDADE
Reino de Deus – Atos 1.3
Reino de Israel – Atos 1.6
Confins da terra – Atos 1.8
Uma nação: Israel – Atos 1.6
Tempo futuro (até os nossos dias) – Atos 1.8
Tempo presente - Atos 1.6
Batismo com o Espírito Santo – Atos 1.5
Batismo nas águas – Atos 1.5
Jesus estava apresentando aos discípulos o tempo de romper com os limites humanos, sociais, culturais, geográficos, etc. Eles deveriam fazer a obra de Deus em Jerusalém. Esta era a cidade onde estavam. Precisamos fazer a obra de Deus no próprio local onde moramos, trabalhamos ou estudamos. É o início da missão. Contudo, Deus não quer que sejamos comodistas. Jerusalém pode estar muito confortável. Os discípulos deveriam alcançar toda a Judéia. Essa parte já idéia de movimento. É preciso caminhar. É preciso sair do "ninho", assim como Abraão saiu de Ur dos Caldeus em obediência à ordem do Senhor. Depois da Judéia, eles deviam ir a Samaria. Esta cidade representa os lugares onde não queremos ir e aquilo que não queremos fazer, mas que são parte do plano e do roteiro de Deus para nós. Os discípulos não queriam ir a Samaria. Havia uma grande barreira social, cultural, e religiosa a ser rompida. Depois, restavam os confins da terra, representando tudo o que Deus pode fazer através de nós, mas que não podemos alcançar nem mesmo com nossa imaginação. Os discípulos não tinham a mínima idéia do que pudessem ser os confins da terra. Contudo, Jesus sabia que os horizontes eram muito mais distantes do que seus apóstolos imaginavam. E tudo isso somente seria possível através da operação do Espírito Santo. "Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e ser-me-eis testemunhas..."
DESTAQUES DO CONTEÚDO
Ação - Pregação do evangelho.
Atividade missionária da igreja. Uma igreja voltada para fora e não para dentro de si mesma.
Agentes – Os apóstolos e demais cristãos.
Destaque ao valor dos apóstolos. O livro de Atos atesta o caráter apostólico de quase todos os autores do NT.
Poder - do Espírito Santo.
Propósito (da ação) - Exaltação de Jesus e salvação das almas.
Resultado - Aceitação e rejeição - (At.2.) - Perseguição e julgamento. Os perseguidores são judeus e romanos - como nos evangelhos. Observa-se a crescente aceitação do evangelho pelos gentios e a crescente perseguição por parte dos judeus.

Ressurreição – Principal tema da mensagem apostólica. Eram testemunhas da ressurreição (At.1.22; 2.24,31; 3.15,26; 4.2,10,33; ), a qual se constitui até hoje como sinal da supremacia do cristianismo e da divindade de Cristo (I Cor.15.17). O diabo faz muitos sinais e prodígios mas não tem o poder de dar vida, seja pelo nascimento, seja pela ressurreição.
24 sermões (ou resumos) - 9 de Pedro, 9 de Paulo, e outros.
5 visitas de Paulo a Jerusalém.
Mais de 100 nomes pessoais citados (destaca o valor do indivíduo).
CARACTERÍSTICAS
Eclesiástico – Início da igreja, organização básica e acompanhamento aos fiéis nas igrejas (não um manual mas exemplo histórico). A igreja para os judeus - começa com Pedro - Cap.2 – A igreja para os gentios começa com Pedro - Cap. 10.
Apologético (Ex. cap.15)- Basicamente, ao escrever o livro de Atos, Lucas tem o mesmo propósito que possuía ao escrever o evangelho: informar a Teófilo acerca da verdade sobre Jesus e a igreja. Analisando mais profundamente, alguns comentaristas sugerem que Lucas também pretendia apresentar um tipo de defesa do evangelho perante as autoridades romanas, mostrando que o cristianismo não constituía ameaça às leis e ao Império. Há quem chegue a dizer que, ao escrever Atos, Lucas se preocupava especificamente com a defesa de Paulo, que estaria sendo julgado por Roma. Por isso é que o apóstolo seria a figura central do livro.
Atos cita julgamentos diversos. No evangelho, Pilatos inocenta Jesus (Lc. 23.4,14,22).
Em Atos, as acusações não são comprovadas: Em Filipos (16.19,35); em Tessalônica (17.6-9); em Corinto (18.12); em Éfeso (At.19,31,35); na Judéia (At.26.32 – Paulo poderia ser inocentado mas apelou para César).
Os tumultos eram normalmente incitados pelos judeus. Enquanto nos evangelhos, os fariseus perseguem a Cristo, em Atos o principal perseguido é um ex-fariseu.
Teológico (Ex. cap.17- os deuses e o Deus desconhecido) - Atividade do Espírito Santo (Atos do Espírito Santo) - 1.4,8 Cap.2 Cap.10.
Os apóstolos são cheios do Espírito Santo. Pelo poder do Espírito Santo realizam sinais. Os apóstolos são guiados pelo Espírito Santo - 8.29,39; 10.19; 16.6.
O Espírito Santo orienta a igreja: 13.2; 15.28; 11.28; 20.23; 21.4,11.
O livro de Atos faz referências à atuação do Espírito Santo no VT: 1.16; 28.25; 20.28; 5.32.
Caráter histórico. O livro cita reis, magistrados, governadores, contextualizando historicamente o início da igreja cristã. Possui também muitas citações geográficas.
AUTORIDADES MENCIONADAS EM ATOS:
Antipas - Anos 4 a.C. - 39 - Atos 4.27 13.1
Cláudio Nero - anos 41 a 54 - Atos 11.28; 28.2 - Expulsa judeus de Roma.
Nero - anos 54 a 68 - Atos 25.21-25; 27.1; 28.19 - Paulo apela para Nero.
Agripa I - anos 37 a 44 - At.12 - Decapita Tiago. Prende Paulo.
Félix Antônio - anos 52 a 58 - Atos 23 e 24 - Procurador na Judéia e Samaria. Prendeu Paulo.
Pórcio Festo - anos 58 a 62 - Atos 24.27; At.25; At.26 - Mantém Paulo preso e o envia a Roma.
Agripa II - anos 52 a 70 - Atos 25 e 26 - Galiléia, Peréia e Ituréia - Ouviu defesa de Paulo.
Ênfase sobre o ministério de Paulo.
Cap. 9 - Sua conversão
13-14 - Paulo com Barnabé em Antioquia e depois em viagem para ilha de Chipre e Galácia.
15 - Paulo no concílio em Jerusalém.
16-18 - Paulo em viagem com Silas e Timóteo - Filipos, Tessalônica, Macedônia, Grécia e Corinto.
19 - Paulo na Ásia (Éfeso).
20-26 - Paulo na Palestina (2 anos)
27-28 - Paulo preso em Roma (provavelmente nos anos 60 e 61).
Obs.: Paulo teria sido solto em 64, ido a Creta (Tt.1.5) e talvez à Espanha (Rm.15.28). Foi preso em Nicópolis e morto em Roma por ordem de Nero(ano 67?), o mesmo imperador a quem Paulo havia apelado tentando se livrar da condenação.
(os esboços podem variar de acordo com o enfoque no conteúdo, nos lugares, nos fatos ou nas pessoas. O nível de detalhamento também influencia.)
I- Início da igreja, perseguição e dispersão. 1-12.
Difusão do evangelho a partir de Jerusalém, tendo como promulgadores principais Pedro, João
e demais apóstolos.
Ênfase inicial sobre a evangelização dos judeus, de modo coerente com a orientação de Jesus em At.1.8.
Depois, os gentios passam a ter destaque: Samaria (8) Romanos (10) Gregos (11).
II - Antioquia da Síria passa a ser o principal polo missionário. Pedro sai de cena e Paulo passa a ser o
apóstolo mais evidente na companhia de seus cooperadores: Barnabé, Silas, Timóteo e Lucas: Atos 13.1 a 21.15. Obs.: A destruição de Jerusalém no ano 70 não destruiu a igreja porque esta já tinha se expandido pelo mundo.
III - Paulo nas prisões - 21.16 a 28.31 - O evangelho chega à "capital do mundo", Roma.
I - Os primórdios da igreja - 1.1 a 2.47.
II - O evangelho em Jerusalém - 3.1 a 7.60.
III - Propagação do evangelho em Samaria, Jope e Antioquia - 8.1 a 12.25.
IV - Viagens missionárias de Paulo - 13.1 a 21.16.
V - Prisões de Paulo e viagem a Roma - 21.17 a 28.31.
O evangelho no poder do Espírito Santo - 1.1 - 2.47
O evangelho em Jerusalém - 3.1 - 6.7
O evangelho na Palestina - 6.8 - 9.31
O evangelho em Antioquia - 9.32 - 12.31.
O evangelho na Galácia - 13.1 - 14.28.
O evangelho é de graça, através da fé - 15.1 - 15.40.
O evangelho na Macedônia - 16.1 - 17.15.
O evangelho na Acaia e na Ásia - 17.16 - 19.40
O evangelho na Ásia e de volta à Palestina - 20.1 - 21.17.
O evangelho leva Paulo à prisão em Jerusalém e Cesaréia - 21.18 - 26.32.
O evangelho conduz Paulo a Roma - 27.1 - 28.31
Que o Senhor te abençoe.

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